IMPACTO DA FOMO NA SAÚDE MENTAL
COMO A FOMO AFETA A SAÚDE MENTAL E O BEM-ESTAR
A FOMO é um fenómeno contemporâneo na sociedade conectada digitalmente. Esta ansiedade persiste nos dias de hoje alimentada pela constante exposição de vidas aparentemente mais excitantes ou eventos sociais nas redes sociais que acabam por causar implicações significativas na saúde mental e no bem estar emocional de cada um de nós.
O constante fluxo de informações nas mais conhecidas plataformas online como o Instagram, o Facebook e o Tiktok, criam um ambiente propício de comparação social, onde as conquistas dos outros se tornam um parâmetro para avaliar o nosso próprio valor e metê-lo em questão.
A sensação de que os outros estão a participar em eventos sociais empolgantes enquanto estás ausente pode desencadear o sentimento de solidão, inadaptação e em casos extremos depressão.
A pressão para te manteres constantemente atualizado sobre as atividades sociais e eventos populares pode levar-te a um ciclo vicioso de stress. A necessidade de estares presente em todos os momentos sociais podem resultar de uma exaustão emocional e física. A FOMO pode também afetar negativamente os padrões de sono uma vez que sentes que tens de ficar online para não perderes nenhum acontecimento.
Além disto, esta condição pode impactar as tuas decisões de vida levando a envolveres-te em atividades que não escolherias, mas que optas por isso só para evitares a sensação de estares fora de algo. Assim sendo, esse fator afeta a tua autenticidade nas escolhas pessoais e a perdes o teu próprio senso de identidade.
A boa notícia, é que existem formas que te vão ajudar a lidar com todo este conjunto de sensações e anseios.