Como Lidar
Pratica o Mindfulness
Aprende a focar no momento presente. A prática regular de mindfulness pode ajudar a diminuir a ansiedade relacionada à FOMO, que permite que aprecies o que está a acontecer no "aqui e agora".
Aprende a dizer "Não"
Desenvolve a habilidade de dizer "não" a convites ou eventos que não estão alinhados com teus objetivos e valores. Isto permite evitar sobrecarregar a tua agenda e que te concentres no que realmente importa.
Faz atividades que te preencham
Dedica tempo a atividades que te tragam significado e satisfação pessoal. Como hobbies, trabalho voluntário ou passar tempo com família, amigos, etc.
Estabelece limites de tempo para as redes sociais
O controlo consciente do tempo gasto nas plataformas pode reduzir a exposição a informações que alimentam a FOMO.
Desconectar-te permite que te concentres em atividades do mundo real sem a constante pressão de estar online.
Cria Momentos sem Internet
Reserva momentos em que te desconectas completamente. Isto pode envolver atividades ao ar livre ou simplesmente relaxar sem o uso de dispositivos eletrónicos.
Estabelece Metas
Define metas realistas para ti mesmo/a e celebra as conquistas, independentemente do que os outros estão a fazer. Isto ajuda a construir uma auto-imagem mais positiva.
Procura Apoio
Não há tabus associados à procura por ajuda. Quanto mais ajuda recebermos, mais rapidamente recupera-se a saúde mental e física.
Partilha os teus sentimentos de FOMO com amigos próximos ou familiares. Às vezes, falar sobre isso pode ajudar a aliviar a pressão e oferecer perspectivas úteis.
Definir Metas e Prioridades
Estabelece metas e prioridades claras para tua vida. Isto ajuda-te a direcionar os teus esforços para o que é mais importante para ti, reduzindo a sensação de estares a perder algo.
Sê Grat@
Pratica a gratidão, e concentra-te nas coisas positivas da tua vida. Isto ajuda a reduzir a tendência de te comparares constantemente com os outros e estares mais ciente do que está à tua volta e poderes apreciar e disfrutar melhor.
Pratica a Empatia
Lembra-te de que as redes sociais muitas vezes mostram uma versão idealizada e completamente distorcida da vida das pessoas.
Praticar a empatia e ao entenderes que todos têm desafios e altos e baixos, pode diminuir a sensação de que os outros têm vidas perfeitas e apenas tu estás a “perder”.