top of page
18.png

CAUSAS

O desenvolvimento da FOMO tem por detrás diversas causas e pode, ainda, ser agravado por diversos fatores. Além disso, estas causas agravaram-se após o confinamento provocado pela pandemia COVID-19.

image.png
Uso excessivo das redes sociais 

Atualmente é presenciada uma era marcada pelo mundo digital e tecnológico. Uma das características desta era é a crescente utilização das redes sociais, tal como a integração das mesmas no dia-a-dia da maioria dos cidadãos. Apesar do seu lado positivo, as redes sociais são uma das causas da FOMO.

Porquê?

Sendo as redes sociais locais de constante divulgação de conteúdo, por vezes, os seus utilizadores desenvolvem uma certa dependência de querer estar sempre a par daquilo que é partilhado, acabando por utilizar excessivamente estas plataformas. Para além do uso excessivo, ocorre, também, por parte dos utilizadores, a comparação entre os conteúdos partilhados.

A principal consequência do uso excessivo das redes sociais, tal como da comparação entre conteúdos partilhados, é o desenvolvimento da sensação de perda de certas experiências ou eventos, ou seja, aquilo que define a FOMO.

Pressão Social

Outra das principais causas da FOMO é a pressão social que pode ser sentida atualmente. Como pressão social define-se a necessidade de identificação e aceitação em grupos sociais, o que, por vezes, culmina na crescente e constante procura de atividades para realizar ou eventos sociais para comparecer. Tudo isto é estimulado pelo medo, ou receio, "de não estar lá".

Porquê?

A constante necessidade de identificação, tal como a constante procura de atividades para realizar e/ou eventos sociais para comparecer, desenvolve uma comparação entre rotinas e estilos de vida e gera ansiedade e stress. A procura de atividades e/ou eventos, referida anteriormente, é incitada não só pelo medo "de não estar lá" ou de "não estar a viver da forma correta", mas também pela sensação de exclusão.

Anseio de Validação Social

Relacionado com a pressão social presente atualmente, encontra-se o desejo de validação, outra causa da FOMO.

Porquê?

O medo "de não estar lá" e de "não estar a viver da forma correta", tal como a consequente comparação, desenvolvem um desejo de validação social. Ou seja, ser reconhecido e ser aceite pelos outros. De forma a obter esta validação e, semelhantemente ao referido na causa anterior, é sentida a necessidade de identificação num determinado grupo e de realização de atividades relacionadas com esse mesmo grupo, gerando ansiedade e stress.

Tens alguma questão?

  • Instagram
  • TikTok

©2023 por All About Fomo - FRA

bottom of page