top of page
18.png

CAUSAS

O desenvolvimento da FOMO tem por detrás diversas causas e pode, ainda, ser agravado por diversos fatores. Além disso, estas causas agravaram-se após o confinamento provocado pela pandemia COVID-19.

image.png
Uso excessivo das redes sociais 

Atualmente é presenciada uma era marcada pelo mundo digital e tecnológico. Uma das características desta era é a crescente utilização das redes sociais, tal como a integração das mesmas no dia-a-dia da maioria dos cidadãos. Apesar do seu lado positivo, as redes sociais são uma das causas da FOMO.

​

Porquê?

Sendo as redes sociais locais de constante divulgação de conteúdo, por vezes, os seus utilizadores desenvolvem uma certa dependência de querer estar sempre a par daquilo que é partilhado, acabando por utilizar excessivamente estas plataformas. Para além do uso excessivo, ocorre, também, por parte dos utilizadores, a comparação entre os conteúdos partilhados.

A principal consequência do uso excessivo das redes sociais, tal como da comparação entre conteúdos partilhados, é o desenvolvimento da sensação de perda de certas experiências ou eventos, ou seja, aquilo que define a FOMO.

Pressão Social

Outra das principais causas da FOMO é a pressão social que pode ser sentida atualmente. Como pressão social define-se a necessidade de identificação e aceitação em grupos sociais, o que, por vezes, culmina na crescente e constante procura de atividades para realizar ou eventos sociais para comparecer. Tudo isto é estimulado pelo medo, ou receio, "de não estar lá".

​

Porquê?

A constante necessidade de identificação, tal como a constante procura de atividades para realizar e/ou eventos sociais para comparecer, desenvolve uma comparação entre rotinas e estilos de vida e gera ansiedade e stress. A procura de atividades e/ou eventos, referida anteriormente, é incitada não só pelo medo "de não estar lá" ou de "não estar a viver da forma correta", mas também pela sensação de exclusão.

Anseio de Validação Social

Relacionado com a pressão social presente atualmente, encontra-se o desejo de validação, outra causa da FOMO.

​

Porquê?

O medo "de não estar lá" e de "não estar a viver da forma correta", tal como a consequente comparação, desenvolvem um desejo de validação social. Ou seja, ser reconhecido e ser aceite pelos outros. De forma a obter esta validação e, semelhantemente ao referido na causa anterior, é sentida a necessidade de identificação num determinado grupo e de realização de atividades relacionadas com esse mesmo grupo, gerando ansiedade e stress.

bottom of page